24 Sep

Carreira, sempre recomeçando

A importância de traçar objetivos e se reinventar

Lembro-me, ainda criança, de ouvir adultos afirmarem com orgulho que trabalhavam há duas ou mais décadas na mesma empresa. Gabavam-se das promissoras carreiras cunhadas pelo esforço e lealdade.
Foi-se o tempo das carreiras estГЎveis e duradouras. A globalização econР“ТвЂmica e tecnolГіgica provocou mudanГ§as drГЎsticas no mercado de trabalho. As carreiras se tornaram mais volГЎteis com a incorporação de uma nova visГЈo, mais competitiva, aos negГіcios.

O emprego duradouro cedeu espaço ao trabalho com vínculos mais flexíveis e períodos menores de vigência. É crescente, porém, a quantidade de pessoas que se reinventam e constroem novas carreiras. Independente da idade, elas descobriram que é preciso ter um plano para encontrar oportunidades de trabalho nas várias carreiras que se pode ter ao longo da vida, com o retorno financeiro e realização pessoal.

O desafio é estar preparado para recomeçar a qualquer momento. E, para isso, compartilho algumas reflexões para planejar seus próximos passos de carreira:

1. Qualquer que seja seu momento de vida, acredite em você e pense positivo, afinal, o “não” você já tem e tudo o que conseguir será lucro.
2. Tenha um PIC (Plano Individual de Carreira).
3. Considere todos os seus sonhos e projetos antigos deixados pra trГЎs e ressuscite-os: este Г© o momento certo para realizГЎ-los.

Como fazer seu PIC? Comece identificando suas caracterГ­sticas positivas. Liste seus principais talentos e experiГЄncias. Lembre dos resultados mensurГЎveis que jГЎ conseguiu (por exemplo: qual oВ  lucro que vocГЄ deu para sua empresa?). Relacione esses resultados com suas qualidades (por exemplo: fui campeГЈo de vendas, pois tenho Гіtimo relacionamento com clientes). Adicione Г  sua lista o que vocГЄ nГЈo gosta, nГЈo valoriza e desconsidera. Escreva sem nenhum bloqueio ou crГ­tica.

É hora de organizar as informações! Junte o que listou sobre os bons resultados e lembre-se que esses são seus pontos fortes e você deve sempre reforçá-los. Depois, relacione os insucessos profissionais com a lista do que não gosta. Seus pontos fracos precisam ser superados para enfrentar novos desafios.

Considerando essas informações, sugiro que você “viage na maionese” e escreva todas as possibilidades de trabalho que lhe vierem à mente. Identifique possíveis empresas e parceiros que possam se beneficiar de seus serviços ou produtos  produzidos através de seus pontos fortes.

Traçados os objetivos, siga em frente na construção de seu PIC. Elabore seu plano de ação e compartilhe com sua rede de relacionamentos. Monitore os contatos e resultados obtidos. Analise os resultados e ajuste ou refaça o PIC, se necessário. Ter um PIC é essencial para manter e recomeçar uma nova carreira em todas as fases da sua vida.

Paulo Tempesta

Comentários não permitidos.