08 Sep

Generosidade e Ponderação no dia-a-dia

Num dia tГ­pico de paulistano, isto Г©, parado no trГўnsito, me vi estacionado numa daquelas filas interminГЎveis. Como nГЈo havia alternativa para sair dali, coloquei um CD dos Beatles e relaxei ao som de Imagine. JГЎ estava ficando “zen” quando, de repente, me surpreendi com duas moГ§as bonitas e bem vestidas saindo de seus carros e se “pegando” a tapas, beliscГµes, puxГµes de cabelos e mordidas em plena luz do dia no meio da rua. Algumas pessoas saГ­ram dos seus carros e tentaram apartar as “briguentas” o que somente foi possГ­vel com a ação do “marronzinho” – fiscal de trГўnsito – que estava por perto.

Acalmada a situação, as moças partiram sob os olhares incrédulos dos espectadores que ainda especulavam o motivo daquele descontrole. Uma delas contou que havia revidado ao insulto verbal recebido da outra jovem por uma manobra errada no trânsito. E, por isso, elas foram trocando ofensas e fechadas recíprocas, até pararem para resolver a questão literalmente no braço.

Fatos como esse sГЈo freqР“Сentes e podem ocorrer com qualquer pessoa, seja no trГўnsito, em casa ou no trabalho. Poucos sГЈo aqueles que conseguem manter a calma e serem ponderados quando estГЈo sob pressГЈo. Algumas pessoas tendem a reagir mais rispidamente quando estГЈo pressionadas, como no caso das moГ§as no trГўnsito. Outras reagem Г  pressГЈo de forma velada e, sem que ninguГ©m perceba, revidam Г  uma ofensa sem alarde, como o funcionГЎrio que boicota o trabalho da equipe porque sentiu-se ofendido pela empresa.

Por vezes a reação estГЎ baseada em uma percepção, um sentimento negativo vindo de palavras mal colocadas pela chefia que ofendem e humilham, tais como: “VocГЄ Г© um incapaz, qualquer idiota faria esse trabalho”. Uma frase como esta nГЈo contribui em nada com a empresa, tampouco favorece ao desenvolvimento da equipe: aliГЎs, ela sГі destrГіi, aumenta a tensГЈo, deteriora o ambiente e estimula a reação negativa das pessoas. A forma com que o individuo decifra as mensagens que recebe Г© Гєnica e coerente com as crenГ§as e modo de pensar de cada um. ГЂ percepção de algo ruim, reagimos instintivamente de forma ГЎspera e Г quilo que nos parece bom reagimos positivamente de forma acolhedora. Infelizmente, muitas pessoas tratam as palavras como se tivessem com uma metralhadora carregada disparando para todos os lados sem se importarem com as conseqР“СГЄncias. A palavra emitida sem o devido cuidado tem efeito devastador para quem a ouve.

Vejo pessoas de todas as classes sociais, inclusive as mais letradas, abusarem de palavras ofensivas e humilhantes. De outro lado, a palavra bem colocada na hora certa com generosidade, pode salvar uma vida. Por exemplo: “VocГЄ estГЎ indo bem: aguente mais um pouco que o socorro jГЎ esta chegando, vocГЄ vai conseguir” e palavras de apoio como “A situação Г© difГ­cil, mas conte comigo! Estou com vocГЄ!”

Em casa, no trabalho, na rua, no trГўnsito e onde estivermos precisamos escolher com cuidado as palavras e pensar nas conseqР“СГЄncias do que falamos. A generosidade abre o coração das pessoas para a compreensГЈo de nossas razГµes e a ponderação da o equilГ­brio emocional necessГЎrio nos momentos de tensГЈo.

Comentários não permitidos.