28 May

Voith Siemens

Programa: Sinergia de Competências

 

I – Situação

 

A VOITH SIEMENS desejava propiciar, a todos os profissionais da área industrial, a participação em um programa de treinamento que permitisse desenvolver e aperfeiçoar competências necessárias e adequadas para enfrentar os constantes desafios impostos a um time de alto desempenho.

Tratava-se de um contingente de 420 colaboradores distribuídos entre as unidades fabris da Lapa e do Jaraguá. Estes profissionais haviam conseguido bons resultados iniciais, superando de forma satisfatória a situação, naturalmente difícil, de conflito de culturas gerado na formação da nova empresa. Porém, alguns indicadores de clima organizacional apresentavam tendência de estagnação e piora.

O programa foi desenvolvido em duas etapas:

1ª Compreendensãoo  da situação individual e coletiva.

Todos os profissionais foram entrevistados individualmente para a elaboração de um diagnóstico sob a ótica do colaborador. Alguns problemas foram solucionados nas áreas antes da junção das fábricas, pois eles já existiam e precisavam de tratamento.

2ª Programa Sinergia de Competências

O contexto competitivo em que a nova empresa estava inserida exigia melhoria contínua do desempenho e comprometimento com resultados diferenciados. Por isso, fez-se necessário a implementação de ações capazes de desenvolver competências individuais e coletivas alinhadas a um processo de contínuo de melhoria do ambiente e da performance empresarial.

Para atender àquela demanda, a Ateon desenvolveu uma solução focada na coesão das pessoas inseridas naquele novo ambiente de trabalho. O programa criou um ambiente envolvente e motivador e abordou  conceitos de forma prática através de atividades vivenciais ao ar livre e em sala de aula para alinhamento aos objetivos da VOITH SIEMENS.

Os profissionais, foco do trabalho, eram reconhecidos como membros de uma boa equipe. No entanto, ao assumirem novos desafios de maior amplitude e complexidade, em que o exercício eficaz do trabalho numa nova equipe tornaria-se cada vez mais um fator crítico de sucesso, demonstraram muitas dificuldades e carências.

A característica do negócio e a estrutura dinâmica da VOITH SIEMENS exigiam de seus profissionais precisão técnica combinada com alta capacidade de realizar projetos multidisciplinares em prazos exíguos. O ambiente era desafiador e de constante pressão, o que impunha aos profissionais a necessidade de desenvolver competências orientadas para a obtenção dos resultados organizacionais por meio das pessoas e equipes comprometidas com o alto desempenho.

O programa foi criado como oportunidade de reflexão e para reforçar a importância destes profissionais para empresa e o interesse contínuo em mantê-los como colaboradores motivados e comprometidos.

Obs. O sucesso do projeto foi reconhecido pelo cliente de forma que parte dele foi replicado na unidade fabril de Shangai – China.

Comentários não permitidos.